Checklist nas obras é seguido à risca pela Construtora Pulcinelli - Construtora Pulcinelli
Checklist nas obras é seguido à risca pela Construtora Pulcinelli

Checklist nas obras é seguido à risca pela Construtora Pulcinelli

Postado dia 17/12/2021

Checklist é uma palavra em inglês e o seu significado é “lista de verificação”. É considerada uma atividade de controle focada em acompanhar os processos necessários para obter algum resultado e na construção civil é bastante utilizada. No caso da Construtora Pulcinelli, esse é um procedimento padrão em todos os empreendimentos, assim é possível mensurar se o andamento da obra está dentro do prazo ou se é necessário agilizar os processos.

Semanalmente é realizado checklist em todas as obras que estão sendo executadas para maior controle no canteiro de obras, evitar o desperdício de materiais, aumentar a produtividade e controlar prazos de execução. As etapas passam pelo crivo do engenheiro civil João Victor Montemezzo. Para essa operação pente-fino, ele vai de obra em obra com sua planilha e nela marca tudo o que foi feito na semana e programa a semana seguinte.

“Ele serve para sabermos se a construção está andando de acordo com o cronograma e assim podemos prever as próximas etapas, com isso adiantamos as compras de materiais para obter as melhores condições e, principalmente, não deixando faltar material nos canteiros”, conta. Após um 2021 marcado pelo desafio do aumento dos insumos para a construção civil, esse é um trabalho indispensável.