5 vantagens que mostram porque investir em imóveis é um ótimo negócio - Construtora Pulcinelli
5 vantagens que mostram porque investir em imóveis é um ótimo negócio

5 vantagens que mostram porque investir em imóveis é um ótimo negócio

Postado dia 01/08/2020

Aplicação do patrimônio é segura e o cenário atual é considerado positivo para investimentos imobiliários

Você quer cuidar melhor das suas finanças, começar a investir, fazer seu dinheiro render, mas não sabe bem como começar. Leia agora esse texto para entender porque imóvel ainda é um bom investimento (principalmente nesse período de incertezas que a pandemia da Covid-19 trouxe para todo o mundo).

Um dos impactos do coronavírus foi a volatilidade de ativos financeiros. Isso levou muita gente a perder dinheiro nos últimos meses para quem tem aplicações em CDB, poupança, tesouro direto, fundos, ações, no entanto, o imóvel, como sempre, é moeda forte.

Sejam empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos, imóveis são historicamente uma das formas mais tradicionais de investimento. É só puxar pela memória: boa parte das pessoas com grana que você conhece tem ao menos uma parte do seu patrimônio investido em imóveis, não é mesmo?

Aqui, elencamos alguns dos motivos para dizer que “sim, ainda vale investir em imóveis”.

Potencial de valorização
De acordo com o IBGE, o Brasil sofre com a falta de 7,7 milhões de residências. Dessa forma, com o aumento populacional cresce também a procura por unidades para locação, ou seja, o mercado segue em constante expansão. Esse fato, somado ao aumento populacional, gera um aumento consistente na demanda por imóveis. O efeito deste aumento da procura é uma valorização dos imóveis existentes, pois as empresas do setor não possuem capacidade de produção para atender toda a demanda.

Proteção da inflação
O valor das parcelas da compra de um apartamento, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário são automaticamente atualizados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil. Com isso, investir na incorporação imobiliária ou alugar algum imóvel que você possua irá proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro.

Renda
Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva, ou seja, uma espécie de salário que não depende do seu esforço. É muito mais sensato – economicamente – alugar um apartamento do que arcar com os altos juros da compra de um imóvel próprio. Por isso, sempre há pessoas à procura de um bom imóvel para alugar e os dados demonstram que essa demanda raramente diminui em tempos de crise. 

Segurança
Todos necessitam de um local para morar, um espaço para trabalhar, para fazer as compras do mês, banco, academia, clube do bairro e etc. Para todas as atividades cotidianas sempre há um imóvel envolvido. Sendo assim, mesmo na maior das crises, sempre existirá demanda por imóveis. Além disso, esse tipo de investimento está imune à quebra de bancos e não pode ser congelado pelo governo, como a poupança. É, sem dúvida, a forma de investimento historicamente mais estável. 

Diversificação
O investimento em imóveis é muito usado para diversificar o portfólio, o seu cardápio de investimentos, e reduzir os riscos do investidor. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis.