Expectativa da construção civil para os próximos anos - Construtora Pulcinelli
Expectativa da construção civil para os próximos anos

Expectativa da construção civil para os próximos anos

Postado dia 10/12/2018
É normal querer saber qual será o futuro da construção civil. Por isso, dedicamos esse blog para falar sobre isso. E podemos afirmar com toda a certeza, nos próximos anos a construção civil vai andar de mãos dadas com os avanços tecnológicos.
A tecnologia mudou para sempre os processos de trabalho. E a expectativa de que o setor da construção civil continue crescendo, faz com que as empresas se mantenham atualizadas. 
Vejamos como a tecnologia ajudará a construção civil a se tornar mais segura, econômica e ágil.
Drones
Antes vistos como mero brinquedos, hoje os drones revolucionam diversas áreas. Muitas empresas já estão usando drones em suas vistorias, em especial em áreas de difícil acesso ou que tenham a visualização limitada.
Impressora 3D
Alguns anos atrás, a impressora 3D era apenas para criar modelos plásticos básicos. Hoje permite construir casas. Em 2017, uma casa inteira de 38m2 foi construída em menos de 24 hs por uma impressora 3D de uma empresa russa. 
Existe grande expectativa em torno da impressora 3D na construção civil. A promessa é ajudar na construção de casas ecologicamente corretas e com um preço mais acessível. 
Softwares para engenharia
Os softwares facilitam a elaboração, execução e gestão de projetos estruturais. Entre eles estão ferramentas que facilitam cálculos estruturais, detecção de interferências, desenho final e outras funções.
A tecnologia BIM (Modelagem de Informações da Construção) vai continuar em alta. Isso porque reúne todas as informações sobre a obra em um único lugar.
Realidade aumentada
É utilizado um software com capacidade de reproduzir objetos virtuais em 3D, visualizando em tamanho real partes de um prédio ou até mesmo prédio inteiros. Com essa tecnologia, é possível criar espaços ainda mais otimizados e seguros.
IoT
IoT, Internet das Coisas ou Internet of Things, agrupa diversos aspectos da tecnologia aplicada à construção, incluindo rastreamento de equipamentos e funcionários, tecnologias vestíveis e outras informações coletadas no local de trabalho. Um dos objetivos é garantir a segurança dos trabalhadores contra acidentes. 
Combinando a IoT com o Business Intelligence, garante a coleta de dados com ênfase na melhor tomada de decisão, pois acompanha tudo em tempo real.
Projetos verdes
A sustentabilidade ambiental continuará em alta nos próximos anos. Podemos dizer que o verde é o novo preto no mundo da construção civil. A ênfase aos projetos ecológicos garantirá benefícios para todos. 
Qual é a expectativa da construção civil para os próximos anos? Continuar crescendo e muito com a ajuda da tecnologia!