Retrofit: Tendência de arquitetura e design - Construtora Pulcinelli
Retrofit: Tendência de arquitetura e design

Retrofit: Tendência de arquitetura e design

Postado dia 10/12/2018
A expressão Retrofit não tem uma tradução literal, mas é uma tendência na arquitetura e no design. O termo significa algo como “atualizar o antigo” e surgiu na Europa com o objetivo de solucionar um problema: tornar prédios antigos e históricos customizados.
A técnica vai mais além dos que uma simples reforma. E ultimamente, a expressão Retrofit tem sido usada com muita frequência por arquitetos, projetistas, construtores, designers e urbanistas.
Nos Estados Unidos e nos países europeus, as leis impedem que construções históricas sejam derrubadas, pois entendem que elas fazem parte da história e devem ser preservadas. 
Assim surgiu o Retrofit, como uma forma de revitalizar edifícios e construções, atualizando os projetos, com novas tecnologias, mas mantendo as características intrínsecas da obra.
As etapas de um projeto Retrofit incluem demolição controlada, reforço da estrutura, fechamento, acabamentos, substituição e modernização da rede elétrica, hidráulica, telefônica e de ar condicionado, troca do piso e fachada.
O projeto Retrofit procura conservar a historia do prédio, por meio da preservação das suas características, inserindo novas características para que a rotina dentro da construção seja mais fácil e confortável.
Antes de investir num projeto Retrofit, analise todos os aspectos envolvidos. Você vai lidar com normas, procedimentos e exigências legais, por isso a solução é contratar uma equipe especializada, que tenha experiências em projetos Retrofit.
Geralmente, um projeto Retrofit pode ser mais caro do que uma obra começada do zero. No entanto, quando bem planejada e executada, vai diminuir os custos de manutenção, aumentando a vida útil do imóvel.
Uma das maiores vantagens do Retrofit é valorizar a construção no mercado imobiliário, tornando-o sustentável e adequado para os nossos dias.
Retrofit, uma tendência na arquitetura e design que aproveita e atualiza construções, ajudando a reduzir impactos ambientais!